segunda-feira, 30 de março de 2009

DOUTRINA BÍBLICA

INTRODUÇÃO: Vivemos uma época em que as pessoas desenvolvem muitos maus costumes, muitos maus hábitos. Para orientar essas pessoas e manter uma boa postura social, a igreja deve pregar doutrina e bons costumes.


1. O QUE É DOUTRINA
É a declaração das crenças mais fundamentais dos cristãos. Aquilo em que cremos e que ensinamos.
É o ensino de Jesus (Mt 7.28; 22.33; 1 Tm 6.3), revelação de Deus ao homem (Jo 7.16,17)
É diferente de apenas conhecimento, pois contém poder, autoridade (Mc 1.22, 27).


2. POR QUE ESTUDAR DOUTRINA
· “A doutrina serve de alicerce para a vida cristã e de motivação para a atividade Cristã”. A nossa salvação, o nosso chamado, a nossa missão, as nossas atitudes como cristãos tudo isto é baseado no estudo das doutrinas bíblicas.
. Para combater os falsos ensinos. Para que os crentes não sejam levados “por todo vento de doutrina” (Ef 4.14).
· Para cumprir a missão da igreja: ensinar (Mt 28.19-20).
· Quando estudamos, aprendemos também a:
1. Desenvolver um senso crítico em relação ao que ouvimos (1Ts 5.21; At 17.10,11);
2. Combater os conceitos destorcidos da verdade, A Palavra de Deus, sejam nossos ou de outros (Tt 1.9);
3. Amadurecer no caráter cristão (Hb 5.11-14).
O estudo da Bíblia faz parte da história do movimento pentecostal. O avivamento pentecostal começou com estudantes da bíblia, em 1901, no Bethel Bible College, em Topeka, Kansas (Jan/1901). E em abril de 1914 foi realizada a primeira reunião de fundação do Concílio Geral das Assembléias de Deus. As razões para este concílio foram:
1. Atingir uma melhor compreensão e unidade de doutrina;
2. Conservar a obra de Deus
3. Cuidar dos fundos missionários
4. Unificar o nome da igreja
5. Formar uma escola de treinamento bíblico com uma divisão literária.

Hoje, a doutrina tem sido negligenciada nos púlpitos, nos livros e nos eventos da igreja.
A doutrina é o que diferencia o crente do idólatra; a igreja da seita.


3. O QUE NÃO É DOUTRINA
Doutrina não é igual a Costume
Doutrina bíblica é um ensino da Bíblia, normativo, terminante, final, derivado das Sagradas Escrituras, como regra de fé em Deus e de prática de nossa vida cristã e de ministério, para a igreja de Deus.
Os costumes são influenciados pela época, local e especialmente pelo clima e por tradições recebidas. O problema é a imposição de costumes para a salvação, sendo dada maior importância a costumes, tradições do que a Palara. Algo pode ser transmitido por tradição sem respaldo biblico, conforme Jesus mostrou: "E assim invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição" (Mt 15.6 - ARA). Existem pessoas que julgam certas determinadas tradições, não as examinam, conforme as Escrituras.
Os judeus, como qualquer povo, possuíam seus usos, costumes e tradições. Quando o Evangelho influenciou muitas vidas, os judeus queriam que as pessoas continuassem observando as cerimônias judaicas; estas eram impostas como condição à salvação. (At 15.1). Ocorre que a lei não dava justificação plena: At 13.39. O problema surge, quando damos maior valor aos costumes do que a palavra de Deus. Outro lado da questão é se os costumes entram em conflito com a palavra de Deus. Quando o evangelho chegou a vários lugares, ele foi o gerador de novos costumes.
Em relação aos costumes qual deve ser a atitude do cristão: A Bíblia responde: "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos nem à igreja de Deus" (1 Co 10.32). Quando uma pessoa recebe Cristo, é necessário que ela rompa com os ensinos que ele recebeu por tradição, se forem contrários aos princípios bíblicos. Paulo soube romper com a tradição, quando esta era conflitante com a Palavra de Deus. Os bons costumes devem ser para somar com a doutrina bíblica, a ética cristã e a moral evangélica. Há costumes bons e maus. A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica.
a) A doutrina é de origem divina, o costume é de origem humana.
b) A doutrina é imutável, o costume muda.
c) A doutrina é universal, o costume é local.
e) A doutrina é um princípio, o costume é um preceito.
f) A doutrina é verdade absoluta, o costume é uma verdade relativa.

A doutrina não é baseada na experiência humana, mas na revelação divina, apresentada na Bíblia. Cristãos experimentam mudança como resultado de acreditar na verdade sobre Jesus Cristo. A experiência é baseada na doutrina e não o contrário.

Palavras gregas usadas para doutrina: didache, didaskalia = ensino, instrução.


4.COMO DEVEMOS ESTUDAR DOUTRINA
1. Com oração, pedindo a Deus que abra os nossos olhos para podermos ver as maravilhas de sua lei (1 Co 2.14; Sl 119.18).
2. Com humildade. (1 Pe 5.5). Para evitar o orgulho, devemos associar o conhecimento ao amor (1 Co 8.1).
3. Com a razão. A fé não está desassociada da razão (1 Pe 3.15).
4. Com a ajuda de outros. Deus estabeleceu mestres na igreja (1 Co 12.28). Isso significa que devemos ler livros escritos por teólogos preparados. Conversar com outros cristãos sobre teologia é também uma excelente maneira de conhecer mais sobre Deus.
5. Com zelo. O estudo precisa ser aplicado, dedicado, para ultrapassar a superficialidade e alcançar maior profundidade do conhecimento da Palavra. (2 Tm 2.15).


OBRAS CONSULTADAS:
ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1997.

SILVA, Antonio Gilberto da. Manual de Escola Dominical, Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

RYRIE, Charles. Como Pregar Doutrinas Bíblicas. São Paulo: Mundo Cristão.

MENZIES, William W.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD.

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