quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A CARA DO NOIVO


“MAS TODOS NÓS, COM ROSTO DESCOBERTO, REFLETINDO COMO UM ESPELHO A GLÓRIA DO SENHOR, SOMOS TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA NA MESMA IMAGEM, COMO PELO ESPÍRITO DO SENHOR.” 2 CO 3.18.

Soren Aabye Kierkegaard, considerado o pai do existencialismo, disse que o mundo é um verdadeiro baile de máscaras, afirmando que a vida é um teatro cheio de atores, que as ideologias e conceitos não passam de retoques na maquiagem da nossa própria presunção narcisista.
Dizem que um rapaz encontrou no elevador o ator norte-americano Tom Cruise, e perguntou: "É você mesmo?" Tom respondeu: "não, só quando estou sozinho".
Isto é fato: ficamos parecidos com aquilo que praticamos, as práticas vão torneando o caráter, as atitudes é que dão forma a construção da vida. Atos muitas vezes praticados vira hábito, por sua vez o hábito vira costume, o costume muitas vezes praticado vira uma mania, mania muitas vezes praticada vira um vício, e o vício transforma a índole. Analisando Gênesis 3.9, percebo que quando Deus procura por Adão no jardim no Éden (Gn 2.8), Ele sabia onde o homem estava, mas o Adão que Ele está vendo está com a cara diferente do Adão que Ele criou. "E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?Por que o Adão que eu estou vendo não é o Adão que eu criei.
Um rapaz disse: pastor a sua igreja tem a sua cara! Eu não concordo com esta frase e forma de ver. Será que a igreja deve ter a cara do pastor? E quando este pastor for transferido ou morrer, como vai ficar a igreja? O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que lhe serve e o ouve, alegra-se grandemente por causa da voz do noivo. Portanto, essa satisfação já se cumpriu em mim” (Jo 3.29). A igreja deve ter a cara, aparência, os valores e sentimentos do noivo (Fp 2.5), isso é, se o líder estiver ensinando realmente o Evangelho. A cara da igreja tem que ser a cara do ensino da Palavra, dos valores apregoados pela verdade, pela piedade do ensino de Cristo e dos apóstolos.
Alguns podem argumentar, usando a frase: "Mas o povo é conforme o sacerdote". Oséias 4.9 diz: “por isso, como é o povo, assim será o sacerdote...”. Sem levar em conta a distorção proposital ou não do texto, esclareço que naquele tempo o sacerdote se responsabilizava pelo povo diante de Deus, só que isso acabou, por que somos filhos de um outro sacerdócio, que não é mas de Arão, mas da ordem de Melquizedeque, e Jesus é o Sumo-sacerdote dessa ordem, e é a cara, valores e sentimentos dEle que a igreja deve ter; Ele é o pastor que a igreja deve ter a sua cara. O apóstolo Paulo disse: "Quem quiser parecer com Jesus apenas me imite."
É com a face dEle que nós devemos parecer, pois acredito que a grande obra do Espírito Santo é nos transformar à imagem de Cristo Jesus, para restaurar a imagem de Deus no homem (IMAGO DEI).
Seria glorioso ver algumas igrejas sem maquiagens dos salões de beleza da teologia da prosperidade ou teologia liberal. Sonho com uma igreja que quando observada for, se pareça com Cristo em seus sofrimentos, calúnias, graça, unção, autoridade, glória e estilo simples de viver. Uma igreja que não tenha a cara de Abrão, nem Moisés, nem de Arão, sequer de Elias, mas que tenha a cara de Jesus Cristo, pois ela é dEle, “...edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mt 16.18). Para que quando os homens olharem pra ela não digam: "Vi que a igreja tem a sua cara! Mas que quando eles olharem digam: olhei pra essa igreja e vi a face de Cristo".

Nenhum comentário: